20/05/2011

Como surgiu a dança Contemporânea Layla?

Corpos em movimento!!!

A dança é uma das três principais artes cénicas da Antiguidade, juntamente com o teatro e a música.

A dança caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maioria dos casos, a dança com passos cadenciados é acompanhada pelo som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela. A dança pode existir tanto como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimonia.

A história da dança cénica representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo. Com o Ballet Clássico, as narrativas e os ambientes ilusórios guiavam a cena. Com as transformações sociais dos tempos modernos, começou-se a questionar certos virtuosismos presentes no ballet e começaram a aparecer diferentes movimentos de Dança Moderna. É importante notar que nesse momento, o contexto social inferia muito nas realizações artísticas, fazendo com que então a Dança Moderna Americana acabasse por se tornar diferente da Dança Moderna Europeia, mesmo tendo alguns elementos em comum.

O Ballet Contemporâneo foi criado no início do século XX e ainda preserva muitas das técnicas do Ballet Clássico. Nesse estilo de dança as coreografias diferem do método clássico por não haver mais uma história que siga uma sequência de factos lógicos, mas sim aqueles passos tradicionais fortemente misturados com sentimentos. As roupas usadas no Ballet Contemporâneo são geralmente collants e malhas, que dão maior liberdade de movimento aos bailarinos. É o estilo que vem antes da Dança Moderna, e esta sim irá deixar de lado muitos dos movimentos e técnicas clássicos, dando mais ênfase aos movimentos do corpo. A dança contemporânea incorporou o papel de outras áreas artísticas na dança, como o vídeo, a música, a fotografia, as artes plásticas, e mesmo cultura digital e softwares específicos, que permitem alterações do que se entende como movimento, tornando movimentos reais em virtuais ou vice-versa.

A dança contemporânea modificou drasticamente as "posições-base" do ballet clássico, além de tirar as sapatilhas das bailarinas e parar de controlar seu peso. Ela mantém, no entanto, a estrutura do ballet, fazendo uso de diagonais e da dança conjunta. A dança contemporânea procura uma ruptura total com o ballet, chegando mesmo a deixar de lado a estética: o que importa é a transmissão de sentimentos, ideias e conceitos. Solos de improvisação são bastante frequentes. Sendo um estilo abrangente e sem uma técnica única pré-definida pode ser praticada por qualquer pessoa e pode incorporar o uso de qualquer tipo de adereços, roupas, músicas, espaço ou movimento.

1 comentário:

  1. eu gostei do seu site vc sóprecissa tirar esse fundo rosapois parece que não fica serio o site e desvalorisa mas fora isso eu gostei

    ResponderEliminar